Palestra é realizada em homenagem ao Dia Internacional da Mulher
12 de março de 2019
Uso de antibiótico para infecção urinária simples
27 de março de 2019
Exibir tudo

Vitek®: mais precisão nos resultados e eficácia dos tratamentos

A bioMérieux é uma líder de microbiologia no mundo que entende os desafios dos laboratórios de microbiologia com a crescente resistência aos antibióticos. Ela disponibiliza as soluções Vitek® para detectar, identificar e efetuar os testes de sensibilidade de microrganismos. O Vitek® 2 Compact é um equipamento automatizado que tem por finalidade fornecer precisão nos resultados mais rápidos e proporcionar aos clínicos resultados em menor tempo para decisões terapêuticas mais rápidas.

O Vitek® 2 Compact é um sistema automatizado que garante excelência na identificação microbiana de rotina e testes de suscetibilidade aos antimicrobianos (TSA) em microrganismos isolados de amostras clínicas. O sistema opera com cartões com códigos de barras, assegurando uma completa rastreabilidade e minimizando o risco de erros de transcrição. Com este sistema tanto o tempo de preparação como o tempo de resposta são reduzidos – tempo para o resultado de até 18 horas para os Gram negativos.

 

Benefícios do Vitek® 2

O sistema é intuitivo e reduz a análise subjetiva do técnico. Confira os benefícios do Vitek® 2 Compact para a identificação microbiana:

– Aumento da produtividade e segurança com automatização;

– Possibilidade de resultados no dia seguinte da coleta;

– Mais precisão nos resultados, trazendo mais confiança;

– Conformidade com a ISO 7218 e incluída no BAM;

– Menu de testes abrangente;

– Arquivo suplementar de reagentes para a entrada de bancos de dados personalizados;

– Sistema e software intuitivos;

– Rastreabilidade com cartões de código de barras.

 

O funcionamento dos cartões de identificação e TSA e suas vantagens

Os cartões destinados à identificação dos microrganismos contêm substratos bioquímicos e um poço de controle de crescimento, além de marcadores de resistência, proporcionando a identificação rápida e precisa a nível de espécie de mais de 350 bactérias e leveduras clinicamente relevantes.

O TSA automatizado é liberado não só por categorias – sensível, intermediário ou resistente –, mas também com indicação da concentração inibitória mínima (CIM) de cada fármaco. Além disso, os principais mecanismos de resistência bacteriana são detectados e informados. Confira as principais vantagens deste sistema:

– Configuração simples;

– Preparação mínima de reagentes;

– Segurança otimizada com manejo descartável em sistema fechado;

– Redução de resíduos;

– Rastreabilidade através de código de barras;

– Interface com conexão bidirecional;

– Validação automática;

– Resultados e relatórios eficientes;

Veja o vídeo demonstrativo sobre o Vitek® 2 Compact

 

Concentração inibitória mínima

A sensibilidade dos microrganismos aos antimicrobianos é representada pela concentração inibitória mínima (CIM ou MIC) de cada microrganismo para cada antimicrobiano que corresponde à menor concentração do antimicrobiano, o que permite a escolha de dosagens mais adequadas para o tratamento do paciente. Pode auxiliar os médicos na escolha do tratamento mais eficaz para cada infecção.

Estudos demonstram que fornecer resultados com eficiência pode levar a mudanças consideráveis na terapia antimicrobiana, com redução do número de pedidos de exames laboratoriais, redução do número de procedimentos invasivos e menor tempo de permanência dos pacientes em unidades de internação.

Com a responsabilidade de levar agilidade, segurança e precisão nos resultados, o Hemos Laboratório Médico já conta com o equipamento Vitek® 2 Compact da bioMérieux para a realização de culturas com identificação microbiana e teste de suscetibilidade aos antimicrobianos (TSA). Entre em contato conosco e saiba mais.

precisão nos resultados