Conheça os sintomas da dengue
11 de abril de 2022
Como é feita a investigação da infertilidade em homens e mulheres
10 de maio de 2022
Exibir tudo

Segurança do paciente no laboratório em eventos adversos

Garantir a segurança do paciente no laboratório durante a realização de exames é um procedimento relevante para evitar o surgimento de eventos adversos. Para isso, o Hemos atua de forma preventiva, mantendo uma comunicação alinhada com todos os membros da equipe diariamente e também através de treinamentos periódicos.

Conheça a seguir um pouco mais sobre os protocolos de segurança do paciente para evitar eventos adversos em laboratórios:

O que é o protocolo de segurança do paciente?

A promoção da segurança do paciente em serviços de saúde está relacionada às ações que são realizadas pelas instituições de saúde para reduzir, ao mínimo possível aceitável, a ocorrência de danos associados ao cuidado da saúde do paciente que podem ser evitados.

Neste sentido, a Organização Mundial de Saúde (OMS) elenca alguns desafios globais que envolvem atuar para que o paciente não sofra nenhum tipo de dano que poderia ser evitado com a realização de estratégias de prevenção para segurança do paciente. Já no Brasil, as metas para segurança do paciente são baseadas nas orientações internacionais da OMS e coordenadas pelo Programa Nacional de Segurança do Paciente do Ministério da Saúde (PNSP).

Procedimentos recomendados para a segurança do paciente no laboratório

Os impactos relacionados à segurança do paciente em exames laboratoriais são bem menores quando comparados a procedimentos mais invasivos, como por exemplo as cirurgias realizadas em hospitais. Ainda assim, o próprio paciente pode tomar algumas medidas antes, durante e após a realização dos exames para garantir que ocorra tudo conforme o esperado. São elas:

– Os pacientes devem ler atentamente o termo de consentimento entregue pelo atendente para a realização de exames específicos;

– Caso realize testes funcionais ou de curva, pergunte ao médico ou ao responsável pela coleta quais os possíveis eventos adversos que podem ocorrer antes ou depois de realizar o exame;

– Em caso de mal-estar (diarreia, sudorese, falta de ar, coceira, vermelhidão) após a administração do medicamento ou insumo, o paciente deverá comunicar o laboratório;

– É importante ficar atento aos sintomas de tontura e mal-estar quando for realizar a coleta. Caso o paciente não se sinta bem ou tenha histórico de desmaios durante coletas de sangue, é importante comunicar ao laboratório para que a coleta seja feita com o paciente deitado.

Em linhas gerais, podemos compreender que, para que grande parte dessas medidas sejam adotadas com recorrência e constância, há um fator determinante: a cultura organizacional do laboratório. A priorização dada para a segurança do paciente por toda a equipe é parte fundamental para o sucesso dos procedimentos laboratoriais. Evitar eventos adversos é um compromisso do Hemos com seus pacientes.

Leia também: Procedimentos laboratoriais garantem segurança ao paciente