Sysmex CA 660: Hemos investe em tecnologia para automatização de exames de coagulação
8 de junho de 2021
A importância do teste após a vacinação contra Covid-19
25 de junho de 2021
Exibir tudo

Teste do Pezinho: Tecnologia na prevenção da saúde do recém-nascido

O Teste do Pezinho, como é mais conhecida a Triagem Neonatal, concentra exames importantes para o diagnóstico e o tratamento precoce de diversas doenças que podem ser detectadas no recém-nascido. Elas podem ter causas genéticas, infecciosas ou metabólicas e se apresentam geralmente assintomáticas no período neonatal.

Este Teste é na verdade um conjunto de exames realizados a partir de gotas de sangue do bebê, colhidas em papel filtro especial. O Hemos recomenda a coleta desta amostra de sangue a partir de 48h após o nascimento e até o 5º dia de vida da criança. É importante salientar que o Teste do Pezinho não é um diagnóstico completo, ele funciona como uma triagem que irá permitir a primeira identificação de determinadas condições. Em caso positivo, testes complementares serão solicitados pelo médico.

No Brasil, o teste básico deve ser obrigatoriamente realizado em todos os recém-nascidos, conforme determina o Ministério da Saúde. Enquanto o teste Básico contempla a triagem para 13 doenças, há também as seguintes opções de Teste do Pezinho: Ampliado, Plus, Master, Expandido e Completo, que investiga mais de 100 doenças.

Para saber quais as doenças e exames correlacionados em cada tipo de Triagem Neonatal, clique aqui e acesse a tabela.

Por que realizar o Teste do Pezinho?

 Com a possibilidade de diagnosticar precocemente diversas doenças que geralmente são assintomáticas no período neonatal, o Teste do Pezinho permite o tratamento precoce e específico de determinadas enfermidades. Além disso, também é possível diminuir ou eliminar lesões irreversíveis, como deficiência mental, física e até mesmo evitar a morte precoce da criança.

Algumas das doenças que podem ser precocemente detectadas com esta triagem são: anemia falciforme, hipotireoidismo congênito, fibrose cística, deficiência de biotinidase, fenilcetonúria, entre outras. Caso o Teste do Pezinho não tenha sido efetuado, é difícil diagnosticar boa parte destas doenças, uma vez que elas podem demorar a apresentar sintomas.

Tecnologia na Triagem Neonatal

O Hemos é um laboratório em constante aperfeiçoamento e atento às oportunidades de melhorias para oferecer soluções com excelência em medicina diagnóstica. Da mesma forma, o Teste do Pezinho está em constante evolução.

Uma das tecnologias oportunizada pelo Laboratório é a Espectrometria de Massas em Tandem (EMT). Trata-se de uma metodologia de consenso mundial para utilização neste tipo de triagem. A EMT é utilizada nas modalidades mais avançadas do Teste do Pezinho e auxilia na triagem de aminoacidopatias, distúrbio do ciclo da ureia, tirosinemias, entre outros.

Todos os tipos de Testes do Pezinho presentes na tabela podem ser solicitados, acrescentando-se mais exames ao tipo básico obrigatório, ou conforme a necessidade do cliente. Sendo assim, o Teste do Pezinho Expandido é uma boa escolha para abranger maior triagem de doenças metabólicas; enquanto o Master é recomendado para abranger maior triagem para as doenças infecciosas; para incluir as triagens metabólica, infecciosa e genética é indicado o Teste do Pezinho Completo.

Leia também: Principais exames de laboratório na gestação