Férias coletivas: atendimento no fim de ano
5 de dezembro de 2019
Alimentação durante a gravidez: conheça os principais nutrientes
20 de janeiro de 2020
Exibir tudo

Principais exames de laboratório na gestação

Realizar exames de laboratório na gestação faz parte de uma série de cuidados pré-natais que as gestantes devem tomar, bem como consultas periódicas ao obstetra e exames de imagem, como o ultrassom. Cada etapa da gravidez tem suas características, descobertas e também suas recomendações específicas e, portanto, exigem exames que irão auxiliar em diagnósticos, acompanhamentos e também irão dar um panorama mais preciso quanto à saúde de mãe e filho.

No Hemos Laboratório, os principais exames realizados em gestantes são:

– Hemograma

– Grupo sanguíneo e pesquisa de anticorpos

– Ferritina

– Sorologias: Sífilis (VDRL e FTA-Abs), HIV (Anti-HIV), Hepatites virais B e C (HbsAg, Anti-HCV), Toxoplasmose (IgG e IgM), Rubéola (IgG e IgM)

– Teste de tolerância à glicose 50g (1h) ou 75g (2h) – conforme a solicitação médica

– Parcial de urina e cultura de urina/TSA – importância da higienização para coleta

– Cultura de secreção vaginal/retal para pesq. de Streptococcus beta-hemolítico (35ª a 37ª semana)

– Pesquisa de Clamídia e Gonococo

– Proteínas na urina

– Hemoglobina glicada (A1C)

Confira a seguir quais os principais cuidados e exames em cada etapa da gestação:

Primeiro trimestre

No início da gravidez o médico costuma solicitar exames relacionados a infecções ou demais problemas que podem afetar mãe e bebê, como as sorologias citadas acima (rubéola, HIV, gonorreia, clamídia, sífilis, hepatites virais, toxoplasmose, entre outras).

Nessa lista, podemos destacar:

Hemograma: o exame é solicitado para monitorar possíveis casos de anemia, normalmente causada pela carência de Ferro na gestação. Isso pode ocorrer porque as necessidades do nutriente se somam às do feto e, caso o suprimento na alimentação não seja suficiente, pode causar mal-estar na mãe e prejudicar o desenvolvimento do bebê.

Hepatite B: cerca de 1% a 3% dos pacientes com hepatite B não apresentam sintomas, mas têm um risco alto de desenvolver lesões hepáticas e até mesmo câncer no fígado. É importante que a presença do vírus seja detectada antes ou no início da gravidez, já que recém-nascidos são altamente vulneráveis. Se a infecção for detectada na mãe, a criança pode ser tratada desde o nascimento para minimizar o risco de desenvolvimento de hepatite crônica.

Segundo trimestre

Nesta etapa os exames solicitados pelo médico avaliam principalmente eventuais problemas do bebê e continuam monitorando a saúde da mãe. São exames de rotina do segundo trimestre a pesquisa de açúcar, de proteína na urina e a cultura de urina. Também podem ser solicitados nesta etapa: glicose ou teste de tolerância glicêmica.

Entenda a importância de alguns destes exames:

Triagem urinária para açúcar e/ou proteína: a grande quantidade de proteína na urina pode ser um indicativo de que a gestante está com pré-eclâmpsia (ou hipertensão induzida pela gravidez). Esta condição ocorre em aproximadamente 8% de todas as gestações e pode resultar na diminuição de oxigenação e nutrição através da placenta para o bebê, causando baixo peso no nascimento ou outras complicações. Além disso, níveis altos de açúcar na urina podem indicar diabetes gestacional.

Glicose sanguínea: o diabetes gestacional ocorre em cerca de 4% das mulheres sem histórico da doença. Se os níveis aumentados de glicose no sangue estiverem descontrolados, eles podem causar aumento do peso e do tamanho do feto. Outras consequências para os bebês são níveis muito baixos de glicose sanguínea e sofrimento respiratório. Gestantes com diabetes gestacional podem necessitar de controle mais rigoroso da dieta ou até mesmo receber injeções de insulina até o final da gestação.

Terceiro trimestre

Assim como os exames do segundo trimestre, na reta final da gestação os testes buscam identificar eventuais problemas com o bebê e monitorar a saúde da mãe, além de preparar os dois para o momento do parto. Nesta etapa é comum repetir os exames de urina para investigar a incidência de açúcar e proteínas, realizar as culturas para estreptococos vaginais e retais, e a pesquisa de clamídia e gonococo.

Um teste particularmente importante que deve ser feito durante a gestação é o de anticorpos. Isso porque a mãe e o bebê podem ter problemas se os tipos sanguíneos Rh negativos forem diferentes um do outro ou se a mãe possuir anticorpos que reajam com antígenos dos glóbulos vermelhos do feto. Nestes casos pode ocorrer uma doença grave chamada Doença Hemolítica do Recém-Nascido.

Para mamães que estão iniciando esta jornada ou que estejam tentando engravidar, o Hemos disponibiliza estrutura completa e equipe treinada para atender com um cuidado especial as gestantes, com salas de repouso e atendimento diferenciado.

Leia também: Cuidados com gestantes na realização de exames