A importância da atividade física no combate ao diabetes
20 de novembro de 2020
Horário de atendimento de fim de ano nas Unidades do Hemos
17 de dezembro de 2020
Exibir tudo

Hemos está conectado à Rede Nacional de Dados em Saúde

Você já parou para pensar em como são computados os dados referentes à saúde em todo o país? Isto é possível graças à Rede Nacional de Dados em Saúde (RNDS), uma plataforma nacional de integração de dados em saúde. Trata-se de um projeto estruturante do Conecte SUS, programa do Governo Federal para a transformação digital da saúde no Brasil.

O Hemos é um laboratório credenciado e homologado da RNDS. Todos os laboratórios que realizam testes de diagnóstico de SARS-CoV-2 devem reportar à Rede a notificação dos casos de covid-19. Isso significa que todos os exames de coronavírus são comunicados a um banco de dados nacional para o monitoramento da doença.

A Rede Nacional de Dados em Saúde surgiu como uma iniciativa do Departamento de Informação do Sistema Único de Saúde (DATASUS) da Secretaria Executiva. Ela foi criada com base nas diretrizes da Estratégia da Saúde Digital, construída a partir da Política Nacional de Informática e Informações em Saúde (PNIIS) e no documento Estratégia e-Saúde para o Brasil.

O objetivo é que, ao longo do seu desenvolvimento, a RNDS se torne uma plataforma de informações em saúde de alta disponibilidade, segura e flexível, que irá favorecer o uso ético dos dados de saúde. É um passo importante para permitir que surjam novos serviços, inovação, pesquisa e desenvolvimento que beneficiem a população do país em relação à saúde.

A importância da Rede Nacional de Dados em Saúde na pandemia de covid-19

Como mencionamos anteriormente, os laboratórios que realizam exames de diagnóstico de covid-19 devem reportar estes dados à RNDS, fazendo da rede um importante banco de dados para saber a situação da pandemia no Brasil. Ela se tornou uma ferramenta fundamental para enfrentar a doença, permitindo a recepção e integração de notificações e resultados de exames laboratoriais relacionados à covid-19 e disseminação destes números aos cidadãos e profissionais de saúde.

Esta interoperabilidade em saúde é fundamental no enfrentamento à covid-19, que tem como principais estratégias:

– Comunicação;

– Conexão de pessoas, profissionais e serviços;

– Captura da informação;

– Integração das informações;

– Disponibilização de informações estratégicas.

Em resumo, o enfrentamento da pandemia requer informação em diversos níveis, desde o registro das notificações, óbitos, resultados de exames realizados até o provimento de serviços que visam prevenção e cuidado. O Hemos está contribuindo ativamente para que os serviços de saúde possam trabalhar com dados confiáveis em relação à evolução da pandemia na região.

Leia também: Hemos oferece resultados de exame para Covid-19 em até 48h