Feriado de Independência do Brasil
4 de setembro de 2019
Síndrome da fadiga crônica: Muito além do cansaço
17 de setembro de 2019
Exibir tudo

Exames médicos ajudam a prevenir doenças

Quando foi a última vez que você realizou os seus exames médicos? Exames de rotina, principalmente aqueles realizados em laboratório, são fortes aliados da saúde das pessoas porque ajudam a prevenir doenças. Apesar da sua importância, uma pesquisa da Sociedade Brasileira de Patologia Clínica / Medicina Laboratorial (SBPC/ML) aponta que 72% dos pacientes crônicos só descobriram a doença após o aparecimento dos sintomas.

Este dado é grave porque, conforme explica o presidente da SBPC/ML, o aparecimento dos sintomas é um sinal de que a doença já está instalada. Ou seja, as pessoas não estão realizando os exames de forma preventiva, mas sim para a busca de um diagnóstico. Destas pessoas, 96% afirmam considerar os exames importantes para prevenção.

A mesma pesquisa da SBPC/ML aponta que 51% das pessoas acreditam que poderiam ter procurado ajuda médica com mais antecedência para evitar uma doença ou retardá-la. Apesar de reconhecerem a importância, os exames médicos realizados em laboratório ainda não são utilizados de forma preventiva.

Benefícios dos exames médicos laboratoriais

Estes exames identificam características metabólicas que ajudam a compreender como está a saúde do paciente. Dentre os principais benefícios dos exames preventivos podemos destacar:

– Descartam ou confirmam hipóteses de diagnóstico;

– Apontam para a necessidade de uma investigação mais detalhada;

– Auxiliam os especialistas em ações que podem evitar a manifestação da doença;

– Permitem o diagnóstico precoce, aumentando as chances de tratamento e cura.

Exames médicos de laboratório reduzem gastos com a saúde

Por permitirem o tratamento de eventuais doenças em seus estágios iniciais, as chances de cura de doenças identificadas em laboratório chegam a 90%, segundo um estudo da Universidade Federal de São Carlos (Ufscar). Além disso, a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) estima que os custos para pacientes que já apresentam sintomas são sete vezes maiores do que daqueles que identificam doenças precocemente, sem a instalação da patologia.

Uma vantagem também é o baixo custo dos exames laboratoriais quando consideramos o custo-benefício desta especialidade médica. Embora os custos da medicina laboratorial em todo o mundo não ultrapassem os 3%, ela responde por apoio a 70% das decisões clínicas tomadas no Brasil.

Além de ajudarem na prevenção de saúde, os exames laboratoriais também são fundamentais para o controle de doenças que já estejam instaladas. Dos entrevistados na pesquisa da SBPC/ML 64% dos pacientes crônicos controlam sua doença por meio dos exames laboratoriais.

Para evitar problemas futuros com a saúde, inclua em sua rotina a realização de exames de laboratório. Consulte-se com seu médico regularmente e converse com ele sobre quais exames são importantes para o cuidado com a sua saúde. Esta é a melhor forma de saber exatamente o que se passa no seu organismo e condicionar-se a um estilo de vida saudável.

Leia também: Estilo de vida saudável ajuda a evitar a demência