Um laboratório de análises clínicas precisa de organização para garantir um serviço seguro e de qualidade aos seus clientes. O Hemos conquistou a Acreditação do selo PALC, que atesta os mais altos padrões de qualidade e confiabilidade nos laboratórios clínicos do país. Para conquistar e manter a Acreditação, o Hemos conta com uma série de procedimentos e rotinas, como é o caso da gestão de documentos e equipamentos.
Para atender à Norma PALC esta gestão precisa estar alinhada às atividades do laboratório e aos requisitos de qualidade. Isso significa uma administração pragmática e detalhada de toda a documentação existente no laboratório, elencando também todos os equipamentos existentes com suas respectivas manutenções e calibrações.
Como é feita a gestão de documentos e equipamentos na prática
A implementação desta sistemática é liderada pela equipe de qualidade, envolvendo todos os demais setores. O primeiro passo foi o mapeamento de todos os documentos existentes e adequação a cada processo reestruturado para qualidade. Também foi definida uma sistemática para elaboração de documentos, aprovação, publicação interna, revisão, controle de distribuição, arquivamento e permissões.
Nos documentos referentes a equipamentos são cadastrados todos os itens com as respectivas manutenções preventivas e corretivas; e calibrações. O sistema contempla ainda a definição de responsáveis por cada tarefa e a capacitação da equipe. Desta forma, além de abranger toda a equipe, cada profissional fica responsável pela sua área de conhecimento.
Este sistema adotado pelo Hemos e mantido até hoje é essencial para a conquista e manutenção da Acreditação PALC. Para os clientes, isso significa poder contar com processos seguros, profissionais responsáveis e equipamentos em plenas condições de uso para o estudo dos materiais coletados.