Horário especial de Páscoa
17 de abril de 2019
Horário especial do Dia do Trabalhador
30 de abril de 2019
Exibir tudo

Como o paciente pode ajudar na sua identificação correta

De acordo com as normas de segurança do paciente é obrigação do serviço de saúde prezar pela identificação correta dele. Porém, a atenção do paciente aos procedimentos do laboratório também pode ajudar a evitar erros durante o atendimento. Veja como:

 

1. No atendimento da recepção

Ao se identificar para a realização de um exame, é importante que o paciente apresente seus documentos e as requisições feitas pelo médico. Mas a participação dele não é de apenas entregar os documentos para a atendente. Neste momento ela fará perguntas a fim de certificar a identidade daquela pessoa, as quais devem ser ouvidas com atenção e questionadas se houver qualquer inconformidade de informação. O paciente também pode aproveitar este momento para, desde que confirmada a sua identidade no cadastro, atualizar eventuais dados que não sejam mais aplicáveis, como um número de telefone ou endereço, por exemplo. No caso de pacientes que utilizem convênios médicos também é importante conferir seus dados e os do exame na guia de autorização antes de assiná-la.

 

2. Durante a coleta

Quando o profissional da coleta chamá-lo para coletar a amostra é importante prestar atenção na conferência da identificação, como no uso do documento com foto e demais informações que ele possa perguntar. Se tiver alguma dúvida ou perceber algo errado quanto ao procedimento ou aos frascos para onde a amostra será coletada, aproveite para perguntar. O profissional está preparado para responder qualquer dúvida e explicar todos os procedimentos de segurança do exame. Nunca saia do laboratório com qualquer tipo de insegurança.

 

3. Para coletas feitas fora do laboratório

Caso você leve frascos para efetuar a coleta de exames em casa esteja atento às orientações feitas pelo laboratório quanto à forma de coletar. Além disso, cuide para não manchar ou apagar as informações da etiqueta, pois isso pode gerar problemas de interpretação na hora de passar as informações do exame para o sistema do laboratório.

 

4. Atenção aos resultados

Ao acessar os resultados dos seus exames certifique-se de que as suas informações estejam corretas, bem como os resultados dos exames solicitados. Se você e seu médico julgarem que os resultados estão fora do normal, analisem resultados de exames anteriores para confirmar se eles são coerentes. Caso ainda tenham algum tipo de dúvida em relação ao resultado, o paciente ou o médico deve entrar em contato com o setor técnico do laboratório por telefone ou e-mail. Desta forma os bioquímicos ou biomédicos poderão esclarecer quaisquer questionamentos e indicar o que deve ser feito para prosseguir com a investigação.

Conheça os procedimentos de segurança na identificação do paciente adotados pelo Hemos Laboratório. Clique aqui.

identificação correta