Comemorado no dia 5 de junho, o Dia Mundial do Meio Ambiente foi instituído em 1972 e tem por objetivo a conscientização da população sobre os impactos ambientais. Foi pensando na responsabilidade ambiental que o Hemos adotou na sua política interna ações e recursos que reduzem impactos e promovem mais segurança aos colaboradores e à comunidade.
Desde 2000, o Hemos trabalha com a química seca, uma tecnologia que dispensa o uso de água e reagentes líquidos. Além de permitir resultados mais precisos, esta técnica minimiza o consumo de água e das substâncias descartadas no meio ambiente. E, para eliminar a carga bacteriana gerada no setor de Microbiologia, os materiais utilizados são autoclavados, o que impede a possibilidade destes microrganismos se reproduzirem fora do local control
Para promover a prevenção, garantir a eliminação dos riscos e conscientizar os colaboradores, a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) realiza anualmente ações voltadas para a educação ambiental durante a Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho (SIPAT). Além disso, o Hemos promove cuidados na identificação das simbologias e separação dos lixos, para que os colaboradores identifiquem corretamente a forma de descarte em suas rotinas diárias.
Plano de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde (PGRSS) nas Unidades Hemos
Com o foco na responsabilidade ambiental, o Hemos desenvolveu o seu Plano de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde (PGRSS), que busca por meio de estratégias analisar todos os possíveis riscos que o lixo produzido representaria para a saúde pública da comunidade. E, para garantir que todos os resíduos produzidos sejam destinados ao local correto, o PGRSS segue um conjunto de procedimentos desde a segregação, acondicionamento, coleta, armazenamento, transporte e tratamento até a destinação final de todos os resíduos, seja lixo comum, reciclável, material infectante e resíduos químicos.
Compatível com todas as normas federais, estaduais e municipais, o PGRSS também está de acordo com as barreiras institucionais de biossegurança interna, o que garante a segurança de todos os colaboradores e prestadores de serviços envolvidos.
Estas são algumas das ações de responsabilidade ambiental adotadas pelo Hemos na gestão dos riscos, para garantir a excelência nos exames médicos com respeito ao meio ambiente.