Você tem o costume de ouvir música muito alta e com fones de ouvido? Isso pode prejudicar a sua audição. Números divulgados pela Organização Mundial da Saúde (OMS) expõem que cerca de 1,1 bilhão de pessoas entre 12 e 35 anos correm o risco de terem perdas auditivas irreversíveis porque escutam música com volume alto em fones de ouvido.
Segundo a OMS, a audição de uma pessoa é considerada normal quando ela consegue ouvir sons de até 25 decibéis, ou mais baixos, nos dois ouvidos. A organização define como escuta segura sons com volume até 85 decibéis ouvidos por no máximo oito horas. Quanto mais alto o volume, menor deve ser o tempo de exposição.
Para se ter uma ideia, os sons de aparelhos de música podem variar entre 75 e 136 decibéis, o que exige atenção dos usuários em seu uso. A escolha por fones que isolam o ruído do ambiente pode evitar o aumento demasiado de volume. Procurar por aplicativos que medem o nível de exposição a estímulos sonoros também é uma medida preventiva.
Medidas de prevenção
O estudo da OMS também estima que até 60% dos casos de perda auditiva entre jovens de até 15 anos podem ser prevenidos. Veja como:
– Evitar ouvir música muito alta, com fones de ouvido e por um longo período de tempo. Lembre-se de que quanto mais alto o volume, menor deve ser o tempo de exposição.
– Também cuide com o volume alto em aparelhos de sons transmitidos para todo o ambiente, como aparelhos de som e televisores.
– Para quem trabalha em ambientes com muito barulho, utilizar tampões para os ouvidos é fundamental. Eles podem reduzir em até 45 decibéis o volume do que é escutado.
– Prevenir-se contra doenças como o sarampo, caxumba, meningite, infecções por citomegalovírus e otite crônica. Algumas delas podem ser evitadas com vacinas.
– O monitoramento correto da gravidez, tanto para a mãe como para o bebê, também é fundamental. Problemas na gestação e no parto representam 17% dos problemas de audição em crianças.
Lembre-se que você pode cuidar de sua audição com pequenas ações e evitar problemas futuros.