Exame de urina
Como coletar urina corretamente em um exame
17 de maio de 2018
Horário de atendimento no feriado de Corpus Christi
29 de maio de 2018
Exibir tudo

Projeto visa destacar o uso consciente dos exames laboratoriais

Exames laboratoriais

Com o objetivo de promover o uso consciente dos exames laboratoriais e do diagnóstico precoce, a Sociedade Brasileira de Patologia Clínica / Medicina Laboratorial (SBPC/ML) participa do projeto colaborativo Choosing Wisely Brasil, criado em 2015. Tanto o uso correto dos exames como o diagnóstico precoce são essenciais para o acesso rápido a terapias eficazes.

A iniciativa Choosing Wisely foi lançada em 2011 pela Fundação American Board of Internal Medicine (ABIM), dos Estados Unidos. No Brasil, além da SBPC/ML a Choosing Wisely também conta com a adesão de outras sociedades de especialidade médica.

Uso consciente dos exames laboratoriais de VHS

Não é recomendado o uso do exame de velocidade de hemossedimentação (VHS) para caracterização de um processo inflamatório em pacientes que anda não tenham um diagnóstico definido.

Nestes casos recomenda-se solicitar uma proteína C-reativa (PCR) para a detecção de inflamação aguda. Isso porque a PCR apresenta maior sensibilidade e reflete especificamente a fase aguda da inflamação, quando comparada ao VHS. A PCR irá se elevar nas primeiras 24h da evolução da doença, enquanto a VHS poderá estar normal. Se a causa do processo inflamatório for contida, a PCR voltará ao normal dentro de um dia, enquanto a VHS permanecerá elevada por vários dias até que o excesso de fibrinogênio seja removido do soro.

Fonte: SBPC/ML

Exames laboratoriais