Com o objetivo de promover o uso consciente dos exames laboratoriais e do diagnóstico precoce, a Sociedade Brasileira de Patologia Clínica / Medicina Laboratorial (SBPC/ML) participa do projeto colaborativo Choosing Wisely Brasil, criado em 2015. Tanto o uso correto dos exames como o diagnóstico precoce são essenciais para o acesso rápido a terapias eficazes.
A iniciativa Choosing Wisely foi lançada em 2011 pela Fundação American Board of Internal Medicine (ABIM), dos Estados Unidos. No Brasil, além da SBPC/ML a Choosing Wisely também conta com a adesão de outras sociedades de especialidade médica.
Uso consciente dos exames laboratoriais de VHS
Não é recomendado o uso do exame de velocidade de hemossedimentação (VHS) para caracterização de um processo inflamatório em pacientes que anda não tenham um diagnóstico definido.
Nestes casos recomenda-se solicitar uma proteína C-reativa (PCR) para a detecção de inflamação aguda. Isso porque a PCR apresenta maior sensibilidade e reflete especificamente a fase aguda da inflamação, quando comparada ao VHS. A PCR irá se elevar nas primeiras 24h da evolução da doença, enquanto a VHS poderá estar normal. Se a causa do processo inflamatório for contida, a PCR voltará ao normal dentro de um dia, enquanto a VHS permanecerá elevada por vários dias até que o excesso de fibrinogênio seja removido do soro.
Fonte: SBPC/ML