A campanha de higienização de mãos da OMS (Organização Mundial da Saúde) de 2017 traz uma temática interessante: o Combate à Resistência aos Antibióticos está em suas mãos.
Em verdade, boa parte das infecções em serviços de saúde seria prevenida com uma medida simples de higienização das mãos.
A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) traz também um manual prático sobre higienização de mãos em que cita: “Embora a higienização das mãos seja a medida mais importante e reconhecida há muitos anos na prevenção e controle das infecções nos serviços de saúde, colocá-la em prática consiste em uma tarefa complexa e difícil”.
O manual da Anvisa traz ainda um detalhamento sobre a higienização que abrange a lavação de mãos, a higienização antisséptica, a fricção antisséptica e a antissepsia cirúrgica das mãos.
Para cada situação, a Anvisa indica a melhor forma de se higienizar as mãos:
Higienização com água e sabão: a cada início de turno; após ir ao banheiro; antes e depois de cada refeição; antes do preparo de alimentos, antes do preparo e manipulação de medicamentos; em todas as situações em que também é necessária a preparação alcoólica.
Uso de preparação alcoólica: antes e após qualquer contato com o paciente; antes de realizar procedimentos assistenciais e manipular dispositivos invasivos; antes de colocar luvas para a inserção de dispositivos invasivos que não requeiram preparo cirúrgico; após risco de exposição a fluidos corporais; durante o cuidado ao paciente, ao mudar de uma área do corpo contaminada para outra limpa; após contato com objetos e superfícies imediatamente próximas ao paciente; antes e após a remoção de luvas; e em outros procedimentos, como a manipulação de invólucros de material estéril.
Uso de antissépticos: ao ter contato com pacientes portadores de micro-organismos multirresistentes; em surtos de doenças transmissíveis; no pré-operatório, antes de qualquer procedimento cirúrgico; antes da realização de qualquer procedimento invasivo.
O Hemos apoia essa causa com medidas educativas, orientando e sensibilizando sua equipe sobre a higienização das mãos, pensando sempre na segurança e bem-estar das pessoas.
Está em nossas mãos!
Fontes:
http://www.who.int/infection-prevention/campaigns/clean-hands/2017/en/
http://www.anvisa.gov.br/hotsite/higienizacao_maos/index.htm