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6 Passos para melhorar a comunicação na saúde

comunicação na saúde

Comunicação na saúde é um conceito amplo, que leva em consideração as diferentes interações desta área. A Comunicação Efetiva, uma das metas internacionais de segurança do paciente, abrange todas as interações entre colaboradores, diferentes equipes, com o paciente e o uso de tecnologia.

A busca pela Comunicação Efetiva deve ser constante, com o monitoramento e aprimoramento das técnicas e canais de troca de informações. Quando feita de forma eficaz, contribui para diagnósticos corretos e tratamentos feitos de forma contínua e esclarecida.

Neste acompanhamento constante, existem alguns pontos-chave que devem ser observados. A seguir listamos os principais deles:

1. Comunicação no laboratório

Uma das comunicações mais importantes é a pessoal, aquela que ocorre no local do atendimento. Em primeiro lugar, a interação com o paciente deve promover uma verdadeira troca, com esclarecimentos por parte da equipe e a contrapartida do paciente. O atendimento em saúde pressupõe que sejam feitas orientações e esclarecimentos às pessoas de forma ativa, não apenas aguardando que elas busquem informações. Da mesma forma, os profissionais devem se certificar de que a sua mensagem foi compreendida pelo paciente ou acompanhantes.

No laboratório, os clientes devem receber orientações desde o primeiro atendimento na recepção para garantir que o preparo para a coleta dos exames seja realizado corretamente. Além disso, são úteis os avisos em certas áreas da coleta, como banheiros e salas especiais, orientando sobre os procedimentos de higiene e segurança.

2. Comunicação digital 

Por meio da tecnologia, os serviços de saúde podem se comunicar com os pacientes para oferecer informações confiáveis. As redes sociais e o site servem como canais de comunicação para que as pessoas possam tirar dúvidas quanto a exames, procedimentos, preparo para coleta, localização da unidade mais próxima, aquelas que possuem sala de repouso, estacionamento e outras comodidades.

Outra possibilidade de comunicação digital é a utilização do WhatsApp para agendar exames, tirar dúvidas e fazer orçamentos, através da equipe de Atendimento ao cliente.

3. Comunicação com o paciente 

Em todos os ambientes, pessoal e digital, é preciso prezar pela Comunicação Efetiva com o entendimento de que se trata de uma questão de segurança. Ela deve ser feita de duas formas: abrir um canal de comunicação e manter os profissionais capacitados para a orientação, respeitando o sigilo e a confidencialidade. As informações corretas e atualizadas devem sempre ser consultadas pelos profissionais no Sistema de Informação do Laboratório (LIS), que é a fonte confiável das orientações padronizadas, e também onde devem ser feitos os registros de contatos e ocorrências.

As orientações corretas antes, durante e após a realização dos exames ajudam na precisão dos resultados e, consequentemente, na orientação rápida e segura do médico para o melhor desfecho clínico.

4. Envio de SMS 

Enviar SMS para comunicar ao paciente que seus resultados estão prontos e podem ser acessados on-line é uma forma prática, rápida, sustentável e não-invasiva de se comunicar com o paciente. É mais eficiente do que ligações telefônicas, que interrompem a rotina e podem causar desencontros.

5. Resultados on-line 

A disponibilidade dos resultados on-line é útil tanto para pacientes como para médicos, que podem acessar os resultados a qualquer hora e de qualquer lugar. O histórico do paciente é armazenado, permitindo acompanhar a saúde daquela pessoa ao longo dos anos.

6. Comunicação Efetiva entre profissionais 

A Comunicação Efetiva dentro do laboratório e demais serviços de saúde deve seguir processos padronizados, conhecidos por toda a equipe, para que haja melhor entendimento entre os profissionais. Isso diminui as chances de informações distorcidas, incompletas ou de qualquer outro fator que provoque incompreensão.

No caso de laboratórios médicos, além da equipe interna, é essencial que haja sinergia e comunicação assertiva entre profissionais de consultórios, clínicas e hospitais que utilizarem os dados do paciente. Desta forma, todos contribuem para a segurança do paciente e da manutenção da saúde de forma ampla.

Leia também: Comunicação Efetiva e segurança do paciente

comunicação na saúde