Descobrir o sexo do bebê é uma das principais curiosidades dos casais que estão gestando uma criança. O Teste de Sexagem Fetal permite que essa descoberta seja feita um pouco antes do exame de ultrassom morfológico, a partir da 8ª semana de gestação.
A Sexagem Fetal pode ser determinada a partir de uma amostra de sangue da mãe, coletada pelo laboratório. Essa investigação é possível porque durante a gestação ocorre a passagem de uma pequena quantidade de DNA do bebê para o sangue materno. Uma metodologia não invasiva que permite identificar qual será o sexo do bebê.
A partir da amostra de sangue, serão procuradas partes do cromossomo Y. Como apenas pessoas do sexo masculino possuem esse cromossomo, a sua presença indica que o bebê é um menino. Caso o cromossomo Y não seja localizado, a gestante está gerando uma menina.
No caso de gestação de gêmeos a análise ocorre da seguinte maneira:
Gêmeos univitelinos: o resultado é válido para ambos os fetos, sejam eles do sexo masculino ou feminino.
Gêmeos bivitelinos: a ausência do cromossomo Y indica que os dois bebês são do sexo feminino. Porém, caso seja identificado o cromossomo Y, isso pode indicar que um dos bebês ou os dois são do sexo masculino.
Orientações para o Teste de Sexagem Fetal
O exame de sexagem fetal pode ser realizado a partir da 8ª semana completa de gestação. No Hemos, a coleta é feita na Unidade Escola Agrícola de segunda a sexta-feira, das 6h às18h, para garantir a estabilidade e integridade da amostra e do resultado. Não é necessário realizar agendamento prévio para a coleta e a Unidade possui estacionamento gratuito ao lado. O resultado é liberado em seis dias úteis e disponibilizado on-line no site hemos.com.br.
Leia também: Tire suas dúvidas sobre o Teste do Pezinho