Funcionamento no feriado de Corpus Christi
9 de junho de 2020
Como são feitas as vacinas?
25 de agosto de 2020
Exibir tudo

Tire suas dúvidas sobre os exames sorológicos de Covid-19

O surgimento do novo coronavírus gerou uma atenção sem precedentes aos exames laboratoriais para o diagnóstico da doença em todas as suas fases, seja durante os sintomas ou após a recuperação. A diferença entre o teste de PCR e os exames sorológicos de Covid-19, por exemplo, ainda é motivo de dúvidas para a população em geral.

Por um lado, o PCR deve ser realizado somente por pacientes que apresentam sintomas ou que tiveram contato suspeito recente com algum caso confirmado da doença, para a detecção do vírus na secreção nasal durante a fase ativa da doença. Por causa disso, é o exame indicado no diagnóstico inicial, visando ao tratamento do paciente e ao isolamento dos contatos. Contudo, os pacientes assintomáticos muitas vezes não são diagnosticados, tornando difícil estimar o real potencial de contágio do vírus.

Por outro lado, existem os exames sorológicos de Covid-19, utilizados para a detecção de anticorpos no sangue que combatem o vírus – e que servem para o diagnóstico da doença após os 14 dias do início dos sintomas. Entre esses anticorpos, o mais importante é o tipo IgG, porque persiste detectável por mais tempo. É o exame indicado para o diagnóstico da doença numa fase posterior e para avaliar a prevalência da positividade em populações ou instituições.

Uma testagem ampla deverá considerar esses aspectos dos exames laboratoriais para traçar os objetivos do diagnóstico individual e populacional.

Respostas da OMS sobre exames sorológicos de Covid-19

Para explicar o que são estes exames sorológicos, para que servem e quando devem ser aplicados, a Organização Mundial da Saúde (OMS) disponibilizou em seu site uma seção respondendo às principais dúvidas sobre o tema. Confira alguns destes esclarecimentos a seguir:

O que é sorologia?
Os testes sorológicos medem a resposta de anticorpos em um indivíduo. Os anticorpos de Covid-19 são produzidos ao longo de dias ou semanas após o vírus ter infectado aquela pessoa. A presença de anticorpos, portanto, indica que o indivíduo foi infectado com a Covid-19, independentemente se os sintomas foram severos, fracos ou até mesmo se era um paciente assintomático – por isso estes exames são tão importantes para, num segundo momento, dimensionar melhor o contágio do vírus.

Qual a diferença entre exame molecular e exame sorológico?
O teste molecular, mais conhecido como PCR, detecta material genético do vírus e, portanto, pode detectar se a pessoa está infectada com o novo coronavírus (SARS-CoV-2). Já os testes sorológicos detectam os anticorpos produzidos pelo organismo para combater o vírus e podem indicar se a pessoa teve uma infecção recente (IgM) ou passada (IgG) pelo vírus. Os testes sorológicos não podem ser utilizados para diagnosticar a infecção em sua fase aguda.

A presença de anticorpos significa que a pessoa está imune?
Não. Atualmente, nenhum estudo conseguiu avaliar se a presença de anticorpos para o novo coronavírus garante imunidade ao vírus em humanos. O desenvolvimento de anticorpos a um patógeno por meio da infecção natural pode levar de uma a duas semanas, mas o processo de desenvolver imunidade completa pode ser mais longo. A maioria dos estudos sobre a presença de anticorpos para Covid-19 até o momento aponta que pessoas que se recuperaram de uma infecção desenvolveram anticorpos para o vírus. No entanto, algumas destas pessoas apresentaram níveis muito baixos de anticorpos capazes de neutralizar o vírus na corrente sanguínea.

O que é imunidade de rebanho?
Trata-se de uma proteção indireta contra uma doença contagiosa. Ela ocorre quando uma população se torna imune à doença, seja por meio da vacinação ou pela imunidade desenvolvida através de infecções prévias. Isso significa que até as pessoas que não chegaram a ser infectadas, ou aquelas em que o contágio não provocou uma resposta imune, estão protegidas porque as pessoas ao redor delas já estão imunes e não são capazes de hospedar e transmitir o vírus, protegendo as demais. A taxa para determinar a imunidade de rebanho da Covid-19 ainda não está clara.

O Hemos Laboratório realiza exames sorológicos IgG, capazes de detectar a presença de anticorpos desenvolvidos em uma infecção prévia do novo coronavírus. Para ter resultados confiáveis, o teste deve ser realizado após 14 dias do início dos sintomas ou de um contato suspeito, porque este tempo é necessário para a produção dos anticorpos.

Leia também: Como e quando devem ser feitos os testes para Covid-19