A importância do teste após a vacinação contra Covid-19
25 de junho de 2021
Tire suas dúvidas sobre as vacinas para Covid-19
9 de julho de 2021
Exibir tudo

Tire suas dúvidas sobre deficiência de vitamina B12 e ácido fólico

Vitamina B12 e ácido fólico (folato) são dois nutrientes utilizados pelo corpo humano para a formação de hemácias no sangue. Possuir uma deficiência destas vitaminas do complexo B acarreta uma redução crônica das células vermelhas, podendo desencadear quadros de anemia.

O corpo humano armazena o suficiente para três a seis anos de vitamina B12 e cerca de três meses de folato no fígado. Por este motivo, as deficiências e seus respectivos sintomas podem levar meses e até mesmo anos para se manifestar em adultos. Em recém-nascidos, lactentes e crianças os sintomas se manifestam mais rapidamente, pois eles ainda são muito jovens para ter reservas destes nutrientes.

Nos testes de hemograma completo são apresentados os índices relacionados à presença de glóbulos vermelhos no sangue, podendo indicar possíveis casos de anemia. Porém, nem sempre os pacientes investigam as causas destes índices baixos, que podem estar relacionados à deficiência de vitamina B12 e folato.

Neste post respondemos às principais dúvidas que existem sobre a função e a falta destes nutrientes no nosso corpo:

Quais sintomas associados à deficiência de vitamina B12 e ácido fólico?

Inicialmente são sintomas sutis e pouco específicos – uma vez que podem indicar outros quadros clínicos. Pessoas com deficiência precoce podem ser diagnosticadas antes de apresentar qualquer tipo de sintoma. Entre os principais sinais, destacam-se: diarreia, vertigens, fadiga e/ou fraqueza, perda de apetite, má-absorção (dificuldade de absorver nutrientes no intestino), palidez, taquicardia, falta de fôlego, inflamações e dores de língua e garganta, sensação de dormência ou queimação nos membros superiores ou inferiores, confusão e paranoia.

Quais as consequências da deficiência destes nutrientes por muito tempo?

Ao longo do tempo, uma deficiência de B12 ou folato pode produzir anemia macrocítica, ou seja, com hemácias de tamanho aumentado. Isso ocorre porque as hemácias são produzidas em menor número. O problema de ter hemácias maiores é o transporte de oxigênio, que fica prejudicado por esta condição. Devido a esta anemia, a pessoa pode sentir fraqueza, vertigens e falta de ar. A deficiência de B12 também pode causar diferentes graus de doenças ou danos neurológicos, causando formigamento e perda de sensibilidade nas mãos e nos pés. Em casos graves, podem ocorrer mudanças mentais, desde quadros de confusão e irritabilidade e até mesmo demência.

Qual a importância do ácido fólico na gravidez?

Por causa do estresse adicionado pelo crescimento rápido de células do feto, são necessárias quantidades maiores de ácido fólico. Caso a mulher apresente deficiência deste nutriente antes ou durante a gravidez, ela tende a piorar durante a gestação, o que pode levar ao nascimento prematuro do bebê e a defeitos no tubo neural e na espinha bífida da criança.

Leia também: Exames para engravidar: Quais são indicados antes da concepção

O que causa a deficiência de vitamina B12 e folato?

São diversos os fatores, mas os principais estão associados a insuficiência destes nutrientes na alimentação da pessoa ou à má-absorção das vitaminas pelo intestino. No segundo caso, os problemas de absorção podem estar associados aos seguintes fatores: doença celíaca, crescimento bacteriano exagerado ou presença de parasitas no intestino, anemia perniciosa, cirurgias que removem parte do estômago ou do intestino ou pancreatite crônica. O aumento da necessidade, como ocorre na gravidez, também pode desencadear um quadro de deficiência de folato. Além disso, fatores como alcoolismo crônico, o uso de algumas drogas e de determinadas medicações também pode causar a deficiência desses nutrientes.

Como melhorar os níveis destes nutrientes por meio da alimentação?

A vitamina B12 é encontrada em produtos de origem animal, como carnes vermelhas, peixes, aves, leite e ovos. O folato é encontrado em vegetais folhosos verdes, frutas cítricas, feijões secos e leguminosas, leveduras e cereais fortificados. Alguns produtos, como pães e cereais, já são produzidos com reforço de ácido fólico. Consumir regularmente todos estes alimentos ajuda a manter bons índices de B12 e folato.

Quais cuidados vegetarianos e veganos devem tomar para evitarem deficiência de B12?

Por ser encontrada predominantemente nos produtos de origem animal, a vitamina B12 deve ser um ponto de atenção para pessoas que adotam dietas vegetarianas ou veganas. Atualmente, muitos dos casos de deficiência grave de B12 são observados em veganos seus filhos lactentes. Para seguir uma dieta livre de carne ou de qualquer produto de origem animal, é preciso de acompanhamento médico e nutricional. Estes profissionais acompanharão os níveis deste nutriente no corpo através de exames de sangue e poderão orientar quais as melhores formas de manter níveis saudáveis de B12 no corpo, que pode ocorrer por meio de suplementação – que pode ser via oral ou por meio de injeções.

Quais exames fazem o diagnóstico de deficiências de B12 e ácido fólico?

Os exames laboratoriais podem detectar se existe a deficiência, além de determinar sua gravidade, a partir de uma amostra de sangue do paciente. A anemia e as hemácias de tamanho aumentado são frequentemente detectadas em um hemograma de rotina. De maneira complementar pode ser realizado o exame de dosagem de B12, que pode indicar se há deficiência ou monitorar um tratamento. Na dosagem de folato podem ser testados tanto os níveis séricos como eritrocitários. Outros exames complementares podem ser solicitados para indicar as causas da deficiência, quando ela não é facilmente identificável com as informações prestadas pelo paciente sobre sua alimentação ou hábitos.

Leia também: Teste de tolerância à glicose: Aliado no diagnóstico do diabetes