Horário de atendimento no feriado de Independência
5 de setembro de 2017
PCR para Chlamydia é o exame mais indicado para detectar a doença
11 de setembro de 2017
Exibir tudo

O que é fibrose cística e a importância do diagnóstico precoce

A fibrose cística é uma doença hereditária relativamente comum causada por mutações de um gene localizado no cromossomo 7. Ela surge a partir de genes defeituosos herdados do pai e da mãe e afeta principalmente os pulmões, pâncreas e o sistema digestivo. As pessoas com fibrose cística apresentam uma irregularidade na produção de secreções, que se tornam espessas e em grande quantidade, prejudicando o bom funcionamento de órgãos.

Alguns sintomas frequentes em pessoas com fibrose cística compreendem: tosse frequente, tosse crônica e excesso de escarro; infecções respiratórias frequentes e persistentes; dor e desconforto abdominal; em recém-nascidos a não emissão de fezes de 24 a 48 horas de vida; diarreia crônica; perda de peso e desnutrição; pouco ganho de peso mesmo com bom apetite; crescimento retardado; níveis baixos de proteínas no sangue e edema.

Alguns problemas que também podem ser associados à fibrose cística são: queda na pressão arterial, cálculos biliares, pancreatite, retardo do crescimento e do desenvolvimento sexual, desnutrição e carência de vitaminas, baqueteamento dos dedos, doença hepática crônica, cirrose biliar, prolapso retal e esterilidade masculina.

Algumas formas de diagnóstico de fibrose cística são:

  • Teste do pezinho;
  • Cloreto no suor;
  • Painéis de mutações do gene de fibrose cística (CFTR).

O diagnóstico precoce da fibrose cística é essencial para a sobrevivência e qualidade de vida do paciente. Com este conhecimento em mãos, é possível buscar melhor evolução clínica e nutricional do paciente, além da preservação da função pulmonar. De acordo com a CF Foundation’s National Patient Registry, a expectativa média de vida de pessoas com fibrose cística é de 33,4 anos atualmente. Há cerca de 30 anos não havia expectativa de que estas pessoas alcançassem a fase adulta. Algumas pessoas podem chegar aos 50-60 anos.

 

Fontes:

http://www.labtestsonline.org.br/understanding/conditions/cystic-fibrosis/start/1

http://www.labtestsonline.org.br/understanding/conditions/cystic-fibrosis/start/2

http://diretrizes.amb.org.br/ans/fibrose_cistica-diagnostico_e_tratamento.pdf

http://www.who.int/genomics/public/geneticdiseases/en/index2.html#CF

http://www.abram.org.br/o-que-e-fibrose-cistica

http://www.acam.org.br/fibrose-cistica