Laudos acessados digitalmente nos consultórios
3 de julho de 2017
2º Workshop Hemos 2017 reúne 80 pessoas
19 de julho de 2017
Exibir tudo

O que é a certificação digital e qual a sua importância

Os laudos digitais emitidos no Hemos Laboratório são certificados digitalmente. Você sabe o que isso significa? É a tecnologia que adota mecanismos de segurança para certificar documentos e laudos emitidos por meios eletrônicos. Esta certificação é exigida pela Anvisa e é recomendada pela Sociedade Brasileira e Patologia Clínica / Medicina Laboratorial.

A certificação digital dos laudos se baseia em três pilares: a assinatura eletrônica do documento, a utilização de algoritmos de controle de conteúdo e a disponibilização de mecanismo ético do controle de veracidade. O primeiro deles diz respeito à utilização uma versão eletrônica do CPF, o e-CPF, para assinar digitalmente os laudos. Desta forma, existe a garantia de que estes documentos são autênticos e possuem total segurança contra fraudes. Além disso, cada resultado recebe um código único, impossibilitando que o seu conteúdo seja adulterado.

A ocorrência de fraudes em saúde consome cerca de 800 milhões de dólares ao ano em todo o mundo. Além disso, os resultados de exames e a veracidade do seu conteúdo são importantes para os diagnósticos médicos e tratamentos.

São duas as possibilidades de fraudes em laudos que não sejam certificados digitalmente. Uma delas é a emissão de um resultado sem que o paciente tenha feito o exame em um laboratório, ainda que o resultado apareça em um papel timbrado daquele laboratório ou semelhante a ele, por exemplo. Outro tipo de fraude ocorre quando o exame e o laudo existem, mas o conteúdo dele tenha sido adulterado.

Por isso, o Hemos faz questão de adotar todas as medidas possíveis para que os resultados dos exames sejam precisos e seguros. Os laudos digitais emitidos com certificação digital garantem tranquilidade e segurança para você.

 

Fonte: 46º Congresso Brasileiro de Patologia Clínica/Medicina Laboratorial

Para gerar seu laudo com certificado digital, siga o tutorial clicando aqui.