Conheça a estrutura do Hemos Norte Shopping
16 de agosto de 2019
Feriado de aniversário de Blumenau
29 de agosto de 2019
Exibir tudo

Entenda a importância da vacinação

Importância da vacinação

Com o maior programa público de imunização do mundo, o Brasil conta com a rede pública de saúde para ofertar todas as vacinas recomendadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS). No total são 27 vacinas como parte do esquema de cobertura prevista no Calendário Nacional de Vacinação.

A campanha contra a gripe é o pontapé inicial do Movimento Vacina Brasil, que tem por objetivo reunir ações integradas entre órgãos públicos e empresas para conscientizar a população sobre a importância da vacinação como medida de saúde pública.

Saiba quem deve tomar vacina contra gripe clicando aqui.

Porém, desde 2017 os índices de cobertura das principais vacinas ofertadas pelo SUS têm registrado queda. Doenças que já foram consideradas eliminadas ou erradicadas no país como a poliomielite e o sarampo voltaram a ser consideradas uma ameaça.

Só no ano de 2017 praticamente todas as vacinas indicadas nos dois primeiros anos de vida das crianças não atingiram a meta estabelecida pelo Ministério da Saúde. A tríplice viral por exemplo, que protege contra o sarampo, caxumba e rubéola, tem como estimativa atingir 95% das crianças, porém, só 86% foram vacinadas naquele ano. Este cenário fez com que o Brasil voltasse a ficar vulnerável ao reaparecimento de casos de sarampo e, em 2018, mais de 10 mil casos foram registrados a partir de uma cepa do vírus vinda da Venezuela. O cenário fez o Brasil perder o certificado de eliminação da doença, que havia sido concedido em 2016 pela Organização Pan-americana de Saúde (OPAS).

 

Principais motivos para queda da vacinação

 

Um fator importante é o próprio sucesso do Programa Nacional de Imunizações do Brasil, que fez com que muitos jovens não chegassem a ver a gravidade de doenças preveníeis que provocam a morte de milhares de pessoas em epidemias ou que deixam sequelas para a vida toda. Porém, entre as principais causas para a queda das coberturas vacinais estão as fake news e a resistência das pessoas em acreditar na eficácia das vacinas.

Confira abaixo algumas dicas para evitar a disseminação de fake news na saúde:

– Nunca passe adiante informações sem conferir a fonte, principalmente quando se tratar de mensagens em tom alarmante.

– Confie apenas nas entidades oficiais, como Ministério da Saúde ou associações de especialistas, e em veículos de comunicação com credibilidade.

– Não tome medidas para a sua saúde somente com base nestas informações, como iniciar ou interromper algum tratamento. Sempre que tiver dúvida converse com o seu médico.

– Confira a página do Ministério da Saúde que se propõe a esclarecer informações disseminadas em redes sociais e aplicativos de mensagem.

 

Compreender a importância da vacinação envolve ter a consciência de que nos são oferecidas medidas de proteção gratuitas e que o ato de se prevenir também depende da gente.  Por isso, estar em dia com calendário de rotina e campanhas de vacinação é a principal forma de se proteger. E, dessa forma, também colaborar para que vírus e bactérias não encontrem campo aberto para disseminação e contaminação das pessoas.