O que é a atenção plena e como ela pode ajudar no dia a dia
26 de junho de 2017
Laudos acessados digitalmente nos consultórios
3 de julho de 2017
Exibir tudo

Cuidado com a saúde quando for viajar

Quando viajamos para um lugar diferente o nosso corpo sente a mudança. Seja pela alteração na rotina, no clima ou na alimentação, é importante que a nossa saúde esteja em dia para evitar eventuais doenças, mal-estar e para aproveitar melhor a viagem. Para isso, fique atento às recomendações da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para viajantes:

Antes da viagem:

– É recomendável ter certeza de como está o seu estado de saúde antes de embarcar em viagens, principalmente nas de longa duração e/ou para lugares distantes. Faça uma avaliação com o seu médico, principalmente se você for portador de alguma doença.

– Pesquise o local de destino sobre eventuais doenças locais e a necessidade de vacinação para o destino.

– Caso seja necessária a vacinação para outro país, observe com qual antecedência a vacina deve ser tomada e solicite o Certificado Internacional de Vacinação ou Profilaxia (CIVP). Para adquirir o CIVP verifique o passo a passo no site da Anvisa. https://goo.gl/D1fmko

Durante a viagem:

– Caso você não se sinta bem durante uma viagem de navio ou avião, comunique a equipe de bordo. Eles tomarão as devidas providências e irão comunicar os serviços de saúde do local para onde você estiver se deslocando.

– Redobre a atenção e o cuidado ao ingerir alimentos e água no local de destino, uma vez que um problema comum em viagens é a diarreia causada pelo consumo de alimentos ou água contaminados.

– Beba água tratada e acondicionada em embalagens lacradas ou de procedência confiável. A mesma cautela vale para a adição de cubos de gelo às bebidas.

– Prefira o consumo de alimentos bem cozidos, fritos ou assados.

– Seja prudente no consumo de alimentos exóticos e evite consumir alimentos vendidos por ambulantes.

– Caso o seu destino tenha muitos insetos, utilize roupas que protejam contra a picada deles, como calças e sapatos fechados, e aplique repelente à base de DEET ou Picardina nas áreas expostas da pele, de acordo com informações do rótulo.

Após a viagem:

– Caso você apresente sintomas como febre, diarreia, problemas de pele ou respiratórios ao retornar de uma viagem, procure um médico e informe as regiões para onde você viajou.

 

Fonte: Anvisa ( https://goo.gl/3r5JxL )