Síndrome da fadiga crônica: Muito além do cansaço
17 de setembro de 2019
Exibir tudo

A importância da prevenção de infecções nos serviços de saúde

A prevenção de infecções nos serviços de saúde é um dos temas recorrentes e de extrema importância quando o assunto é a segurança do paciente. Há 20 anos a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) atua como coordenadora nacional do sistema que busca conscientizar serviços de saúde de todo o país através de diretrizes, manuais e orientações para evitar tais infecções.

Em celebração às duas décadas atuando nesta frente, a Anvisa lançou a campanha #euprevinoinfecção, que tem o objetivo de ampliar a divulgação das suas ações e dos materiais educativos, elaborados em parceria com profissionais de saúde de todo o país. Tratam-se de manuais, guias, cadernos, folders, normas, nota técnicas, ferramentas, entre outros, com orientações e recomendações para auxiliar profissionais de saúde nas ações de prevenção e controle de Infecções Relacionadas a Assistência à Saúde (Iras).

Reduzir a incidência destas infecções é crucial para combater a resistência microbiana, além de promover a segurança dos pacientes e a qualidade nos serviços de saúde. Atualmente a Anvisa recebe mensalmente notificações de mais de 2.200 hospitais e mais de 600 serviços de diálise sobre resistência microbiana. Apesar deste número ter aumentado nos últimos anos ainda há um longo caminho a se percorrer, levando em consideração que o Brasil possui cerca de 6.800 hospitais, ou seja, a maioria deles ainda não coleta e reporta estes dados.

Para acessar os materiais da campanha da Anvisa clique aqui

Hemos adota medidas de segurança do paciente

Em atenção às normas e recomendações da Anvisa e demais órgãos da área da saúde, o Hemos tem um cuidado constante com a segurança do paciente. Além de aplicar as práticas no laboratório, como a higienização correta das mãos, identificação do paciente, prevenção de quedas, entre outros, o Hemos também busca orientar corretamente os pacientes quanto ao papel deles na coleta das amostras.

Em 2017 o Hemos Laboratório foi acreditado com o selo PALC pela Sociedade Brasileira de Patologia Clínica / Medicina Laboratorial. Isso atesta que o Laboratório está em conformidade com as exigências da entidade, validando a qualidade dos serviços prestados. Trata-se de um trabalho contínuo de toda a equipe do Hemos para manter este padrão de segurança a todos os seus pacientes.

Saiba mais sobre a acreditação PALC