A gestação é um momento especial tanto para as mães como para o bebê que está por vir. O corpo da mulher passa por verdadeiras revoluções para preparar o caminho para uma nova vida. Por isso, são necessários alguns cuidados com gestantes no atendimento em saúde, inclusive na realização de testes laboratoriais.
Assim que se descobre a gravidez deve ser feito o acompanhamento pré-natal, que envolve consultas ao médico obstetra e a realização de alguns exames. Tudo isso para garantir que mãe e filho estejam saudáveis e que a gravidez se complete com tranquilidade.
Devido a esta rotina diferenciada de cuidados com a saúde, o Hemos recebe gestantes com bastante frequência em todas as suas Unidades. Ciente das particularidades deste momento da vida, o Laboratório capacita toda a sua equipe para atender estas mulheres com o máximo de cuidado.
Cuidados com gestantes no atendimento
Gestantes possuem atendimento preferencial em todas as Unidades Hemos, conforme estabelece a lei. Além disso, os colaboradores de atendimento do Hemos dedicam atenção especial a estas pacientes, que se encontram em um dos grupos de risco para a prevenção de quedas.
Leia também: Prevenção de quedas para gestantes
A equipe também possui conhecimento sobre os exames de pré-natal e suas especificidades. É dedicada atenção especial para o cadastro correto dos testes de tolerância à glicose, das sorologias e do Coombs indireto. As gestantes também são orientadas em relação à importância da higienização para os testes de urina.
Além disso, a equipe orienta as pacientes em relação às Unidades que possuem salas de repouso, a fim de proporcionar ainda mais conforto na realização dos exames. Atualmente as Unidades Hemos com estes espaços são: Escola Agrícola, Alameda, Itoupava Central, Fortaleza, Gaspar e Norte Shopping.
Cuidados com gestantes no setor de coleta
Assim como os profissionais de atendimento, os colaboradores do setor de coleta também despendem atenção especial às gestantes por estarem no grupo de risco para a prevenção de quedas, bem como em intercorrências na coleta. Da mesma forma, eles possuem conhecimentos específicos dos exames de pré-natal e fazem a conferência e controle dos testes de tolerância à glicose.
A equipe de coleta também é dedicada a proporcionar o máximo de conforto na realização dos exames e tem atenção especial para coletas ginecológicas cuidadosas, especialmente após a 32ª semana: sem espéculo, coletando somente conteúdo vaginal. São estes os profissionais que orientam as gestantes quanto à autocoleta.
Cuidados com gestantes na área técnica
Profissionais que trabalham nos bastidores também têm responsabilidades específicas em relação aos exames de gestantes no que diz respeito à avaliação da indicação clínica. São eles os responsáveis pelo contato com o médico para resultados e evolução. Também sugerem a realização de exames confirmatórios, como avidez para toxoplasmose e rubéola.
A comunicação com os médicos também é importante quando há constatação de resultados críticos de proteinúria e proteína C reativa ultrassensível. A área técnica é ainda responsável pela notificação à VISA de sorologias com resultados reagentes confirmados.